domingo, 17 de fevereiro de 2008

Personalidade








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Sir Charles "Charlie" Spencer Chaplin (16 de abril de 1889 — em 25 de dezembro de 1977) foi o mais famoso ator dos primeiros momentos do cinema hollywoodiano, e posteriormente um notável diretor. No Brasil é também conhecido como Carlitos (equivalente a Charlie), nome de um dos seus personagens mais conhecidos.
Seu principal e mais conhecido personagem foi '"O Vagabundo" (The Tramp): um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um gentleman , vestindo um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e sua marca pessoal, um pequeno bigode. Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes.
Chaplin, cujo quociente de inteligência era de 140, foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.

Biografia

Charlie Chaplin, que era canhoto[1] [2], nasceu em Walworth, Londres, dos pais Sr. Charles e Hannah Harriette Hill, ambos artistas de Music Hall. Seus pais separaram-se logo após seu nascimento, deixando-o aos cuidados de sua mãe cada vez mais instável emocionalmente. Em 1896, ela ficou desempregada e não conseguia encontrar outro emprego; Charlie e seu meio-irmão mais velho Sydney tinham de ser deixados em uma casa de trabalho em Lambeth, mudando-se após várias semanas para a Escola Hanwell para Crianças Órfãs e Destituídas. Seu pai faleceu com problemas de vício em bebida quando Charlie estava com 12 anos de idade, e sua mãe ficou com sérios problemas mentais e mais tarde foi admitida no Asilo Cane Hill próximo a Croydon. Ela faleceu em 1928.


Chaplin subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos, em 1894, quando representou no Music Hall diante de sua mãe, que lhe ensinou a cantar e a representar. Ainda criança ele esteve de cama por duas semanas devido a uma séria doença quando, à noite, sua mãe sentava-se na janela e representava o que acontecia fora de casa. Em 1900, com 11 anos, ele conseguiu com a ajuda do irmão o papel cômico do gato em uma pantomima, Cinderela no "London Hippodrome". Em 1903 ele participou de "Jim, a romance of cockyne", após o que assumiu seu primeiro trabalho regular, como o entregador de jornal Billy em Sherlock Holmes, um papel que representou até 1906.
A este, seguiu-se o Court Circus de Casey, um show de variedades e, no ano seguinte, ele se tornou o palhaço em "Fun Factory" de Fred Karno, companhia de comédia-pastelão. De acordo com registros de imigração, ele chegou aos Estados Unidos da América com o trupe de Karno em 2 de outubro, 1912. Na Companhia de Karno estava Arthur Stanley Jefferson, que se tornaria conhecido e amado como Stan Laurel, o magro da conhecida dupla O Gordo e o Magro. Chaplin e Laurel preferiram compartilhar um quarto em uma pensão. A atuação de Chaplin foi eventualmente vista pelo produtor de filmes Mack Sennett, que o contratou para seu estúdio, o Keystone Film Company. Embora inicialmente Chaplin tivesse dificuldade para se ajustar ao estilo de ação da Keystone filme, ele logo se adaptou e floresceu no meio. Isto foi possível, em parte, por Chaplin ter desenvolvido o personagem trampolim dele, eventualmente ganhando o controle de direção e criação em cima dos filmes dele que o permitiram tornar-se a grande estrela e talento da Keystone.
Em 1919, fundou o estúdio United Artists com Mary Pickford, Douglas Fairbanks, Pai e D. W. Griffith. Apesar de filmes falados terem se popularizado em 1927, Chaplin resistiu a usá-los até o final da 1930. Tempos Modernos foi sonorizado, embora praticamente não tenha personagens com falas, apenas Charles, que, em uma de suas cenas finais canta num restaurante, mas uma canção totalmente em mímica, onde os versos não significa nada pois a personagem havia esquecido sua letra, incapaz de decorá-la.
O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940) foi o seu primeiro filme com falas. Foi, também, uma afronta a Adolf Hitler e ao fascismo que reinava na época. Foi filmado e lançado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. O papel de Chaplin era duplo: o de Adenoid Hynkel, clara alusão ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu. Hitler era um grande fã de filmes, e sabe-se que ele tenha visto o filme duas vezes (segundo registros de seu cinema particular). Após o descobrimento do Holocausto, Charlie informou que não conseguiria brincar com o regime nazista como brincou no filme se soubesse da extensão do problema.
O posicionamento político de Chaplin sempre pendeu para a esquerda. Vários de seus filmes seguiram essa tendência, principalmente Tempos Modernos (Modern Times, 1936), que foi uma crítica à situação da classe operária e dos pobres em geral.
Chaplin viajou para a Inglaterra em 1952, mas seu retorno aos EUA foi proibido pelo Serviço de Imigração, com a cassação de seu visto, devido a acusações de "atividades anti-americanas", na época do macarthismo, num processo encabeçado por J. Edgar Hoover. Charlie decidiu-se então por permanecer na Europa, escolhendo morar na Suíça.
Por seu talento e alta inventividade além do domínio de todas as fases de confecção de filmes, Charlie Chaplin é reconhecido como um dos gênios da sua época.


Sua primeira nomeação ao Oscar foi em 1929, ano do primeiro Oscar. Chaplin havia sido nomeado como melhor diretor de comédia e melhor ator em The Circus, mas a Academia de Hollywood decide desconsiderar e dar-lhe um prêmio especial pela "versatilidade e excelência na atuação, roteiro, direção e produção". Outro filme a receber um prêmio especial naquela ano foi O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), a primeira película falada e cantada, com Al Jolson no papel título.
Chaplin não levava muito em conta estas nomeações, seu filho descreve que ele deixava seu prêmio de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Este fato provocou a ira da Academia de Hollywood. Isto talvez explique porque Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados um dos melhores filmes de todos os tempos, nunca estiveram na lista da Academia.
Seu filme O Grande Ditador (1940) recebeu nomeações como melhor filme, melhor ator, melhor roteiro e música original, mas não foi premiado. Assim como Monsieur Verdoux (1948), indicado como melhor roteiro.
Em 1952, Chaplin ganhou o Oscar de melhor música em filme dramático por Luzes da Ribalta (Limelight), de (1952), filme que participou também Buster Keaton. Em razão das perseguições da época de sua realização este prêmio só pode ser recebido em 1972, junto com talvez a sua maior premiação.
Em 1972, ainda no exílio, havendo muita expectativa nesta premiação, pois não se sabia se seria permitida sua re-entrada nos EUA, ele volta aos Estados Unidos pela última vez, para receber um prêmio especial da Academia pelas "suas incalculáveis realizações na indústria do cinema", se tornando uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.
Seu último filme foi A Countess from Hong Kong, de 1967.

Vida pessoal


«Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo
assim chegar a ser muito feliz na maturidade. Da mesma forma, pode nascer num
berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida.»
(Chaplin)



Seus sucessos profissionais tiveram reflexos diretos em sua vida pessoal por várias vezes. Em 23 de outubro de 1918, Chaplin casou-se aos 28 anos de idade com Mildred Harris, de 16. Tiveram um filho que morreu ainda bebê. Divorciaram-se em 1920. Aos 35, apaixonou-se por Lita Grey, também de 16 anos, durante as preparações de The Gold Rush. Casaram-se em 26 de Novembro de 1924, quando ela ficou grávida. Tiveram dois filhos. Divorciaram-se em 1926, enquanto a fortuna de Chaplin chegava a US$ 825 000. O estresse do divórcio somado com os impostos que não paravam, terminaram por deixar os cabelos de Charles brancos.
Chaplin casou-se secretamente aos 47 anos com Paulette Goddard, de 25, em junho de 1936. Depois de alguns anos felizes, este casamento também terminou em divórcio, em 1942. Durante este período, Chaplin namorou Joan Barry, atriz de 22 anos. A relação terminou quando Barry começou a perturbá-lo. Em maio de 1943, ela informou a Chaplin que estava grávida, e exigiu que ele assumisse a paternidade. Exames comprovaram que Chaplin não era o pai, mas na época tais testes não tinham muita validade, e ele se viu forçado a pagar US$ 75 por semana até que a criança fizesse 21 anos.
Depois, conheceu Oona O'Neill, filha do dramaturgo Eugene O'Neill. Casaram-se em 16 de Junho de 1943. Ele tinha 54 anos enquanto ela tinha 17. Este casamento foi longo e feliz, com oito filhos. Charlie ficou com Oona até morrer.
Em 4 de março de 1975, depois de muitos anos de exílio, foi condecorado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II. Tal honra foi proposta pela primeira vez em 1956, mas vetada pelo departamento de imigração britânico, já que acreditava-se que Chaplin fosse comunista.
Charles Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal (25 de Dezembro) de 1977 em Vevey, Suíça em consequência de um derrame cerebral e foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Suíça. Três meses depois, em 3 de março de 1978, ladrões invadiram o cemitério na calada da noite, violaram a sepultura e roubaram o corpo numa sórdida tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados à morte, o corpo foi recuperado onze semanas depois, no Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-Sur-Vevey. Como medida de precaução, o corpo foi novamente enterrado, desta vez sob dois metros de concreto, para evitar futuros problemas. Há uma famosa estátua de Chaplin em Vevey.
Em 1992, um filme sobre sua vida foi feito, com o título Chaplin, dirigido por Sir Richard Attenborough, estrelando Robert Downey Jr., Dan Aykroyd, Geraldine Chaplin (filha de Chaplin, interpretando sua própria avó), Anthony Hopkins, Milla Jovovich, Moira Kelly, Kevin Kline, Diane Lane, Penelope Ann Miller, Paul Rhys, Marisa Tomei, Nancy Travis, e James Woods.



Filmografia

Curta-metragens



1914:


Between Showers (Dia chuvoso ou Carlitos e os guarda-chuvas)
A Busy Day (Carlitos ciumento ou Carlitos e as salsichas)
Caught in a Cabaret (Bobote em apuros)
Caught in the Rain (Carlitos e a sonâmbula)
Cruel, Cruel Love (Carlitos marquês)
Dough and Dynamite (Dinamite e pastel)
The Face on the Barroom Floor (Pintor apaixonado ou Sobrado mal-assombrado)
The Fatal Mallet (A maleta fatal ou O malho de Carlitos)
A Film Johnnie (Dia de estréia)
Gentlemen of Nerve (Carlitos e Mabel assistem as corridas)
Getting Acquainted (Carlitos e Mabel de passeio)
Her Friend the Bandit (Carlitos, ladrão elegante)
His Favorite Pastime (Carlitos entre o bar e o amor)
His Musical Career (Carregadores de piano)
His New Profession (Nova colocação de Carlitos)
His Prehistoric Past (Passado pré-histórico)
His Trysting Place (O engano)
Kid Auto Races at Venice (Corrida de automóveis para meninos)
The Knockout (Dois heróis ou Dois heróis encrencados)
Laughing Gas (Carlitos dentista)
Mabel at the Wheel (Carlitos banca o tirano)
Mabel's Busy Day (Carlitos e as salsichas)
Mabel's Married Life (Carlitos e Mabel se casam)
Mabel's Strange Predicament (Carlitos no hotel)
Making a Living (Carlitos repórter)
The Masquerader (Carlitos coquete)
The New Janitor (Carlitos porteiro)
The Property Man (Carlitos na contra regra)
Recreation (Divertimento)
The Rounders (Na farra)
The Star Boarder (Carlitos e a patroa)
Tango Tangles (Carlitos dançarino)
Those Love Pangs (Carlitos rival no amor )
Twenty Minutes of Love (Vinte minutos de amor)


1915:
The Bank (O banco)
By the Sea (Carlitos à beira mar)
The Champion (Campeão de boxe)
His New Job (Seu novo emprego)
His Regeneration
In the Park (Carlitos no parque)
A Jitney Elopement (Carlitos quer casar)
Mixed Up
A Night Out (Carlitos se diverte)
A Night in the Show (Carlitos no teatro)
Shanghaied (Carlitos marinheiro)
The Tramp (O vagabundo)
A Woman (A senhorita Carlitos)
Work (Carlitos trabalhador)



1916:


Behind the Screen (Carlitos no estúdio)
Burlesque on Carmen (Carmem às avessas)
The Count (O conde)
The Fireman (Carlitos bombeiro)
The Floorwalker (Carlitos no armazém)
One A.M. (Carlitos boêmio)
The Pawnshop (Casa de penhores)
Police! (Carlitos policial)
The Rink (Carlitos patinador )
The Vagabond (O vagabundo)


1917:

The Adventurer (Carlitos presidiário)
Chase Me Charlie
The Cure (Carlitos nas termas)
Easy Street (Carlitos guarda-noturno)
The Immigrant (O imigrante)





1918:

The Bond
A Dog's Life (Vida de cachorro)
Shoulder Arms (Carlitos nas trincheiras)
Triple Trouble (Carlitos em apuros)


1919:


A Day's Pleasure (Um dia de prazer)
Sunnyside (Idílio campestre)


1921:

The Idle Class (Os ociosos)



1922:
Pay Day (Dia de pagamento)

1923:
The Pilgrim (Pastor de almas)






Longa-metragens











Fotos



Imagem: ngeekhiong.blogspot.com/2007/10/things-youll-never-learn-from-textbooks.html



Imagem: http://www.collegian.psu.edu/archive/1996_jan-dec/1996_oct/1996-10-22_the_daily_collegian/1996-10-22d05-002.htm







Imagem: http://www.socialistworker.co.uk/art.php?id=10540



Imagem: http://www.greencine.com/central/guide/silentcomedy?page=0%2C4

Imagem: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/12/25/327756029.asp



Imagem: charliechaplin.wordpress.com/sir-charles-spencer-chaplin/



Imagem: poroutraspalavras.wordpress.com/2007/08/15/smile-charlie-chaplin/

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